“The Bends”: o jovem e visionário segundo álbum do Radiohead

“The Bends”: o jovem e visionário segundo álbum do Radiohead

26 de agosto de 2016 0 Por Luis Bortotti

No Walkman, por Luis Bortotti

“The Bends” é o segundo álbum do quinteto britânico Radiohead e o responsável por ditar as primeiras mudanças sonoras que a banda teria a partir dali.

Com o enorme sucesso alcançado com seu álbum de estreia, “Pablo Honey”, graças ao single britgrunge “Creep”, muito se esperava do segundo trabalho do Radiohead. Com isso, a banda se deparava com um grande dilema: seguir com a atitude adolescente que os apresentou ao mundo ou focar em uma mudança com os reais ideais sonoros da banda?

O Radiohead foi além. Gravou a sua obra-prima. Muito com os ruídos do trabalho inicial, mas também com a injeção milimétrica dos elementos eletrônicos que estariam presentes em todos os trabalhos seguintes da banda.

the-bends-booklet-1-1164x580

Com “The Bends”, o Radiohead nos introduz uma obra sólida, suave e devastadora. Desde de sua abertura, com a agressiva e futurista “Planet Telex”, até chegar à fantasmagórica ópera urbana “Street Spirit (Fade Out)”. Aqui, o Radiohead soa perfeitamente jovem e visionário.

O álbum consegue emplacar deliciosas e inteligentes baladas acústicas com “High And Dry”, “Fake Plastic Trees” e “(Nice Dream)” e, ao mesmo tempo, oferecer misturas complexas de ritmos, cordas e efeitos, com “Bones”, “My Iron Lung” e “Black Star”.

No geral, “The Bends”, lançado em 1995 pela Parlophone, é pandemônio sonoro que possui um conceito. Obra-prima da banda, um dos melhores da década e a distorção sincera e inicial de uma das melhores bandas de rock alternativo de todos os tempos.

https://www.youtube.com/watch?v=BciOfJsqh7M

RADIOHEAD – THE BENDS | Curiosidades

– “The Bends” foi gravado entre agosto e novembro de 1994, em três estúdios: Abbey Road e RAK, em Londres, e The Manor, em Oxfordshire.

– É considerado pela Rolling Stone como o 110º melhor álbum de todos os tempos.

– Está presente no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer.

RADIOHEAD – THE BENDS | #temqueouvir

01. “Planet Telex”
03. “High And Dry”
04. “Fake Plastic Trees”
05. “Bones”
07. “Just”
08. “My Iron Lung”
12. “Street Spirit (Fade Out)”

RADIOHEAD – THE BENDS | #ouçaagora!