O sample de “Cachimbo da Paz”, de Gabriel, o Pensador, veio diretamente de um clássico da Alpha FM. Duvida?

3 de março de 2015 2 Por João Pedro Ramos

hugovalente749

Esse sample é um dos que eu mais fiquei de boca aberta ao descobrir. Afinal, meus pais sempre foram adeptos da Antena 1 e da Alpha FM, rádios populares por apostarem em músicas mais “românticas” e até ~bregas~ (que eu, aliás, adoro ouvir). Por isso, eu conheço a música sampleada de cabeça e mesmo assim não tinha juntado ela ao rap “Cachimbo da Paz”, sucesso de Gabriel, o Pensador.

Em 1997, Gabriel, o Pensador voltou ao topo das paradas com seu disco “Quebra-Cabeça”. A música “2345meia78” foi uma das mais tocadas no ano e recuperou o sucesso do rapper, que havia caído com o disco “Ainda É Só o Começo”, que não continha nada como “Lôraburra” ou “Retrato de Um Playboy”, hits de seus disco de estreia, lançado com grande estardalhaço em 1992.

Com participação de Lulu Santos no refrão, “Cachimbo da Paz” falava sobre a legalização da maconha de forma mais “leve” que o Planet Hemp fazia (talvez por isso tenha acontecido uma richa entre Marcelo D2 e Pensador na época). A música conta a história de um índio que fumava o tal (cof, cof) “cachimbo da paz” e quando trouxe o tal produto para a cidade, acabou preso e morto. Sente a maresia:

Primeiro, vamos falar da batida que permeia a música: vieram direto do funk soul “Don’t Change Your Love”, dos Five Stairsteps, a “primeira família do soul”, alcunha que depois foi passada para o Jackson 5.

Agora, vamos à música da Antena 1 que eu citei no título e começo do post. O sample que permeia toda a música de Gabriel e seu índio maconheiro é de Hall and Oates. A dupla, formada por Daryl Hall e John Oates fez muito sucesso nos anos 80 com canções como “Maneater”.

A música “One on One” é uma das mais tocadas no famigerado programa “Alpha By Night”. Com certeza você já ouviu no consultório de seu dentista: