“Crooked Rain, Crooked Rain” (ou Quando a MTV finalmente reconheceu o Pavement)

“Crooked Rain, Crooked Rain” (ou Quando a MTV finalmente reconheceu o Pavement)

19 de agosto de 2016 0 Por Luis Bortotti

No Walkman, por Luis Bortotti

O Pavement havia feito um pouco de barulho (literalmente) na indústria musical com o seu primeiro disco, o aclamado Slanted And Enchanted”. Porém, em 1994, já com uma boa quantia de fãs e alterações em seus membros, a banda lançava Crooked Rain, Crooked Rain”.

O disco apresentava uma tradicional sonoridade tomada pelas belas excentricidades de guitarras e barulhos que se encaixavam perfeitamente nas estruturas quebradas das canções, guiadas pelo vocal preguiçoso e cortante de Stephen Malkmus. Mas a banda havia evoluído, e o ouvinte percebia isso. As letras, assinadas por Malkmus, expressavam ideias um pouco aleatórias, mas que tocavam e representavam bem o cotidiano passado pelos jovens dos anos 90.

pavement-1994

Mesmo sendo um som com passagens experimentais e gravado com técnicas lo-fi, a banda conseguiu firmar um sucesso comercial, com execuções de suas músicas em rádios e TV. A MTV abraçou o vídeo da descomplicada “Cut Your Hair”, que impulsionou a consagração de canções com a mesma estrutura simples, direta e sarcástica, como “Gold Soundz” e “Range Life”, com sua pequena crítica ao Smashing Pumpkins e Stone Temple Pilots.

O segundo álbum do Pavement, “Crooked Rain, Crooked Rain”, pode não ser considerado tão influenciador como o seu antecessor, mas atingiu um grau de sonoridade maior, sendo a base para a expansão do rock alternativo na década de 90 e das bandas de indie rock da primeira década do século XXI.

 

Pavement – Crooked Rain, Crooked Rain | Curiosidades

– O disco foi relançado em 2004 pela Matador Records com o título Crooked Rain, Crooked Rain: LA’s Desert Origins”, no formato duplo, com a inclusão de B-sides, demos e outras raridades.

– Esse foi o primeiro disco do baterista Steve West, que entrou no lugar de Gary Young, e do baixista Mark Ibold e do percussionista Bob Nastanovich.

– A canção “Silence Kid” aparece na contracapa do álbum com um erro de grafia, sendo nomeada como “Silence Kit”.

Pavement – Crooked Rain, Crooked Rain | #temqueouvir

01. “Silence Kid”
03. “Stop Breathin”
04. “Cut Your Hair”
06. “Unfair”
09. “Range Life”

Pavement – Crooked Rain, Crooked Rain | Singles

“Cut Your Hair” | February 1994

“Haunt You Down” | February 1994

“Gold Soundz” | June 1994

“Range Life” | January 1995

OUÇA: Pavement – “Crooked Rain, Crooked Rain”