
Construindo MariElle: conheça as 20 músicas que mais influenciaram seu som
5 de dezembro de 2018Quando uma banda se forma, as influências de cada um dos integrantes são inúmeras e variadíssimas. Essa mistura de músicas, artistas, discos e sons entra em um imenso caldeirão musical e traz algo totalmente novo e cheio de identidade. É nessa construção de identidade que a coluna Construindo vai focar: aqui, traremos 20 músicas que foram essenciais para que uma banda ou artista criasse seu som, falando um pouquinho sobre elas. Hoje temos a cantora MariElle contando quais músicas influenciam sua obra. MariElle lançou recentemente o álbum “Vem K Vem K V”, novo trabalho da cantora e compositora com participação de Zeca Baleiro, Peu Del Rey, Marcelo Quintanilha e do rapper americano Chad Harper.
Não deixe de seguir o perfil do Crush em Hi-Fi no Spotify e ouvir a playlist desta semana, disponível no final do post!
Marisa Monte – “Bem Que Se Quis”
Essa foi a música que me descobri cantora. Estava com amigos em um karaokê em Itu, minha cidade Natal, quando escolhi a música 3030, lembro até o número, pode? (risos) para cantar. E me lembro que todos aplaudiram bastante e vinham falar comigo sobre a minha voz. Foi aí que me descobri “cantora”.
Zeca Baleiro – “Pagode Russo”
Essa música é do saudoso Luiz Gonzaga, mas foi através desse som que conheci a voz e o carisma do Zeca no seu álbum “Vô Imbolá”. Esse trabalho do Zeca é maravilhoso! E o Zeca é maravilhoso. Acabamos de gravar um som juntos: “Talvez Nua”. Ele é um artista muito generoso e com um coração gigante.
Chico Science & Nação Zumbi – “Maracatu Atômico”
Nossa, esse som marcou uma época bem massa da minha vida, de quando estava me descobrindo musicalmente. Delícia de vibe.
Planet Hemp – ‘Mantenha o Respeito”
Banda que surgiu e defendia, antes de mais nada, a liberdade de expressão. Uma multidão de fãs aderiram à causa, inclusive eu! A batida perfeita.
Rage Against the Machine – “Killing in the Name”
Som pesado, que também defende a liberdade de expressão e que eu não me controlo quando ouço. Essa música é aquela que me dá um frio na espinha e me motiva pro novo, saca? Mas eu adoro “Take The Power Back”, “Bullet in the Head”…
Eminem feat Ed Sheeran – “River”
Eu ouço Eminem desde pequena, desde o som “I’m Back” do álbum “Marshall Mathers EP”. Eu amo “Rap God” e não me canso de ouvir “The Monster” – que ele gravou com Rihanna, que também gosto muito. “Phenomenal” eu também não conseguia deixar de ouvir. O que mais gosto do Eminem é que sua cadência é perfeita e ele tem o poder de se renovar a cada som através de diferentes produções e collabs. E essa última com Ed Sheeran tá entre as que mais ouço.
Kendrick Lamar – “HUMBLE”
Sem dúvida, um dos meus artistas preferidos. Ele é demais! Adoro a “DNA.” e tem um som dele chamado “u” que é uma viagem. Um artista que vale muito a pena ouvir.
Drake – “God’s Plan”
Conheci o Drake através do álbum “If You’re Reading This It’s Too Late” e confesso que ouvi por causa da capa e do nome do álbum. Achei demais! E a voz me surpreendeu. E viciei no som “Legend” e amo a “Hotline Bling” e agora viciada na “God’s Plan”.
Westside Connection – “Gangsta Nation”
Sabe aquele som que te faz sair da cama e ir pra vida? Com um riff genial? É esse aí.
Cardi B – “Bodak Yellow”
Eu amo o beat. Adoro a voz dela. E sou apaixonada pela vibe do som.
Zaz – “Je Veux”
Simplesmente adoro! Só isso! Adoro!
Selah Sue – “Raggamuffin”
Eu adoro a versão acústica desse som. Faço inclusive essa música no meu show. A Selah Sue é uma artista bem completa com um sotaque super sexy.
Márcio Mello – “Canto de Boca”
Eu amo o Marcio Mello, somos amigos então posso dizer que além de um profissional maravilhoso tem um mega coração. Adoro “Tonelada de Amor”, “Nobre Vagabundo”. Mas a minha preferida é a “Canto de Boca”, que também fiz questão de incluir uma versão no meu show “Vem K Vem K V”.
Baiana System – “Playsom”
Quando você ouve não consegue ficar parado. Imagina no show. É uma energia… Mas uma energia. O beat somado a guitarra baiana é algo único e maravilhoso.
Vulfpeck – “Wait for the Moment”
Um amigo que eu adoro John me mostrou pela primeira vez o som desses caras. E me apaixonei. Desde então ouço sempre e sempre.
Aretha Franklin – “Chain of Fools”
Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Billie Holiday me influenciaram muito como cantora. Mas acho que esse som é o que eu mais me identifico.
Charlie Brown Jr. – “Céu Azul”
Essa música me pega.
Raul Seixas – “Por Quem os Sinos Dobram”
Quando me mudei pra São Paulo usava o refrão dessa música como mantra para ajudar a manter o meu medo da capital controlado. E repetia mentalmente “Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz. Coragem, coragem eu sei que você pode mais. Muito mais!” E ela continua sendo o meu mantra de vida.
Criolo – “Subirusdoistiozin”
Sou fã. Adoro o Criolo. Desse álbum “Nó na Orelha” vale ouvir o “Lion Man” (que arranjo é esse)? Uau. Do álbum “Ainda Há Tempo” vale ouvir a “Chuva Ácida”. Ah e tem o álbum “Espiral de Ilusão” pra mim a melhor é a “Boca Fofa”. “Convoque Seu Buda” é muito boa também. Mas a minha preferida é a “Subirusdoistiozin”.
Thaíde – “Só1Tiro!”
Esse som o Thaíde gravou com Pump Killa e curti muito o som!
[spotifyplaybutton play=”https://open.spotify.com/playlist/1UYTWMmnEM1yxBzmM3hj2z”/]