Conheça as jovens irmãs do Skating Polly, o duo que encantou o Babes In Toyland

Conheça as jovens irmãs do Skating Polly, o duo que encantou o Babes In Toyland

8 de outubro de 2015 1 Por João Pedro Ramos

O duo Skating Polly é formado por duas irmãs de Oklahoma, Kelli MayoPeyton Bighorse, que se alternam na bateria, vocais, guitarra, baixo, teclados e tudo mais que a cabeça delas permitirem. Inspiradas pelo punk dos anos 70 e o rock alternativo dos anos 90, Kelli, de 15 anos, e Peyton, de 19, já lançaram três ótimos discos (“Taking Over The World” (2012), “Lost Wonderfuls” (2013) e “Fuzz Steilacoom” (2014)) e estão trabalhando no próximo, com produção de  Paul Kolderie (Dresden Dolls) e Jim Vollentine (Spoon, The Breeders).

As composições são criadas “fuçando nos instrumentos e descobrindo como fazer barulhos legais”, de acordo com Bighorse. Estes barulhos legais já receberam elogios de gente como Rosanne Cash, Kat Bjelland e Lori Barbero (Babes in Toyland, com quem as irmãs estão em turnê), Sean Lennon, Donita Sparks (L7), Kate Nash, John Doe (X), DJ Rodney Bingenheimer e até do ator Viggo Mortensen. A intenção da dupla é fugir dos sons que “estão na moda” e continuar fazendo música barulhenta, pura e autêntica, sem ligar para o que as rádios FM colocam nas paradas de sucesso.

“Os músicos que mais nos inspiram são aqueles que continuam trabalhando, que devotam suas vidas inteiras a criarem coisas novas e diferentes”, diz Kelli. “Muitas vezes vezes nos shows as pessoas falam pra gente ‘continuem fazendo o que estão fazendo, nunca parem’, e nós ficamos, tipo, ‘bom, nós não estamos planejando parar nunca'”.

Conversei com Kelli e Peyton sobre a carreira da banda, sua discografia, influências, o machismo no mundo da música e os constantes comentários sobre suas idades:

– Como a banda começou?

Kelli – Formamos a banda em uma festa de Halloween nós fizemos em 2009. Peyton e eu comecamos apenas fazendo jams e compondo músicas improvisadas para todos em nossa casa sem ficar pensando muito. Depois percebemos, “hey, a gente poderia realmente fazer isso!” e começamos a escrever canções e praticar todos os dias.

– Como surgiu o nome Skating Polly?

Kelli – Não sabemos ao certo de onde veio o nome, foi apenas um pensamento que passou pela minha cabeça. Queríamos um nome pelo qual ambas se sentissem representadas, de modo que originalmente iríamos colocar maiúsculas no K de “Skating”, de Kelli, e o P em “Polly”, para Peyton. Na minha cabeça eu sonhava com uma menina muito frágil chamada Polly, que em um instante colocava seus patins e saía chutando bundas em um roller derby.

Skating Polly

– Vocês são um duo. Porque esse formato é tão popular hoje em dia?

Kelli – Acho que está ficando mais e mais popular hoje em dia porque a tecnologia está tornando mais fácil para bandas com duas pessoas soarem tão grandes quanto elas gostariam. E não é fácil de encontrar 4 ou 5 pessoas que compartilham a mesma paixão e idéias sobre onde eles querem levar sua banda. Para nós, isso fazia sentido porque já éramos muito próximas, vivemos juntas em uma casa cheia de instrumentos, que eram músicas igualmente qualificadas, e amamos a mesma música. Nós nunca consideramos ter outro membro quando começamos, porque nós dois estávamos tão em sintonia uma com a outra e não nos importamos que nosso som seja nu e cru.

– Você se revezam nas guitarra, bateria e vocais. Como é que isso funciona para vocês?

Kelli – Nós dois amamos a escrever canções e cantar, então nos auto-ensinamos a tocar um baixo extremamente minimalista, guitarra e teclado, para que pudéssemos começar a escrever nossas próprias músicas o mais rapidamente possível. Geralmente quem escreveu a canção iria cantar e tocar o baixo, guitarra ou teclado nela e a outra iria escrever uma parte da bateria e backing vocals para a música. Quando começamos, eu odiava tocar bateria, porque achava que era o instrumento menos melódico possível, mas conforme fui ficando melhor no instrumento, comecei a gostar muito e apreciar a bateria em minhas músicas favoritas e escrever partes de bateria que não apenas mantivessem o ritmo, mas acrescentassem outra camada melódica para a música, para que ela fluísse e tivesse uma transição melhor na canção. Então, agora eu amo cada instrumento e parte que eu toco no Skating Polly e tenho certeza que Peyton também. Nós dois estamos tão envolvidas no processo de composição das canções de cada uma que cada música que criamos é muito pessoal para nós duas.

– Vocês acreditam que o machismo continua forte na indústria musical?

Kelli – Ah, definitivamente. Se você olhar para o fato de que todas as bandas com membros do sexo feminino são aglomeradas no gênero de “Bandas de Garotas”, o que não é um gênero de som. O fato de ser mulher não torna o som das bandas iguais. É só a cultura de homens brancos colocando uma barreira entre homens e mulheres por tratar com condescendência e chamando suas bandas de “bandas de garotas”, o que é o contrário de “bandas”. Ou bandas como Babes in Toyland e L7 – não importa quantas vezes eles digam que não são bandas riot grrrl, são chamadas de bandas riot grrrl em matérias ou entrevistas, porque são mulheres fazendo música alta. Ou se você olhar para o fato de que as maiores estrelas pop feminino são famosas por tirar a roupa, porque sua música não tem substância ou emoção e que as pessoas não querem substância, eles querem símbolos sexuais.

– Vocês tinham 9 e 14 anos quando a banda começou. Como é que as pessoas respondiam a uma banda tão jovem?

Kelli – Isso realmente nos ajudou, era uma coisa onde, quando as pessoas gostavam da música e, em seguida, descobriam o quão jovem éramos, elas gostavam ainda mais. Mas eu nunca quis vender a nossa banda pela nossa idade. Eu queria que as pessoas gostassem da nossa música pela música, e não porque éramos jovens. E eu realmente não acho que as jovens brancas têm tantas dificuldades na indústria da música quanto as bandas que estiveram por aí faz tempo, mas as pessoas não vão para seus shows, pois supõem que são velhos e sem graça. Ou as pessoas que querem começar bandas em seus 30 ou 40 anos ou mais e fazem música REALMENTE ótima, autêntica e pura, mas os selos não acham vendável porque a indústria da música gosta de juventude. Isso é absolutamente ridículo, a música não é sobre ser jovem e sexy, é sobre a porra da música!

Skating Polly

– Quais são suas principais influências musicais?

Kelli – Minhas maiores influências, que tem sido minhas influências por um bom tempo, são Nirvana, Babes in Toyland, Sleater-Kinney, Fiona Apple, Kimya Dawson, L7 e X. Recentemente eu tenho curtido muito Neil Young, Nina Nastasia, St. Vincent, Sonic Youth, Perfume Genius e Swans.

Peyton – Eu amo Elliott Smith e Neutral Milk Hotel, que são minhas duas maiores influências, mas também estou curtindo muito Big Star e Perfume Genius. Agora estou começando a curtir The Replacements e eu amo muito o segundo disco do Foxygen. É com certeza um disco muito legal do começo ao fim.

– Eu gostei muito de seus clipes. Quais são seus preferidos?

Peyton – Meu vídeo preferido de gravar foi “A Little Late”. Tivemos que dirigir para Los Angeles e filmar pedaços de vídeo pelo caminho, aí chegamos em casa e limpamos a nossa sala de estar para filmar a Kelli tocando piano. Foi muito divertido fazer a viagem. Também gostei muito de gravar “Blue Obvious”. Foi um vídeo de um só take, e apesar de ter sido um take, fizemos várias vezes, então Kelli acabou enchendo meu rosto de tinta várias vezes.

– Podem me falar um pouco do material que já lançaram?

Peyton – Lançamos três álbuns até agora. “Taking Over The World” foi o primeiro, em 2010. Gravamos ele quase completamente em casa, e aí levamos pro estúdio para registrar as baterias. Em 2013 lançamos “Lost Wonderfuls” e Exene Cervenka da banda X produziu. Para nosso terceiro, “Fuzz Steilacoom”, fomos até Washington para gravar com Calvin Johnson do Beat Happening em seu estúdio, Dub Narcotic, e lançamos o disco em 2014.

– Quais são os maiores desafios de ser uma banda independente hoje em dia?

Peyton – Pode ser um desafio para turismo. Se não estamos sendo apoiadas por um artista maior, temos de tentar arduamente promover o nosso show e divulgar para o maior número de pessoas possível.

Skating Polly

– O que vocês acham do rock “sem guitarras” que tem sido lançado ultimamente?

Peyton – Eu acho que a música sem guitarras pode ser ótimo! Guitarras não são o que fazem uma música ser muito boa para mim. Enquanto há uma boa melodia, eu posso curtir.

– Quais são os próximos passos de Skating Polly?

Peyton – Estamos trabalhando em um novo álbum. Estamos mixando com dois caras diferentes agora, e ambos são muito, muito bons. Paul Kolderie está trabalhando em algumas faixas lá de Boston. Ele trabalhou em alguns de nossos discos preferidos, como “No, Virginia” dos Dresden Dolls. E também fomos até Austin para trabalhar com Jim Vollentine, que já trabalhou com o Spoon e The Breeders. As músicas estão ficando incríveis, mal podemos esperar para que todo mundo possa ouví-las!

– Recomendem algumas bandas que chamaram sua atenção ultimamente (especialmente se forem independentes!)

PeytonPerfume Genius é uma banda relativamente nova pela qual estou apaixonada desde que lançaram seu primeiro álbum, “Learning”. Eles são uma das melhores novas bandas nos últimos anos, na minha opinião. Nós tocamos com um monte de bandas independentes legais desde que começamos a turnê. Nós viajamos com Babes in Toyland por todo o Reino Unido em maio e Lauren, da Hands Off Gretel, nos deu seu CD e adoramos. Tyson Meade é um cara local, que estava no Chainsaw Kitten e Defenestration, e ele lançou um disco solo alguns anos atrás, que era simplesmente estelar. Nossos amigos de Lawrence, Major Games, lançaram um registro muito legal este ano, também.