
Cantarolando: “Only You (And You Alone)”, The Platters (1955)
17 de janeiro de 2017Cantarolando, por Elisa Oieno
Filmes, comerciais, programas de TV, casamentos, coletâneas de Greatest Hits, festas flashback. Difícil encontrar alguém que não saiba cantarolar aquele famoso “O-only yoooou….”. A música “Only You (And You Alone)” é, sem dúvida, um grande ícone pop. Lançada em 1955 pelo grupo The Platters, “Only You” alcançou o primeiro lugar nas paradas americanas por 30 semanas, superada posteriormente pelo lançamento de outro grande sucesso do grupo – que você provavelmente também vai cantarolar enquanto lê – “The Great Pretender”. Mas hoje fica evidente que o sucesso da canção vai muito além das paradas e veículos de música.
Em 1954, os Platters haviam gravado uma versão de “Only You”, mas nem chegou a ser lançada. O grupo, formado por Tony Williams, David Lynch, Paul Robi, Herb Reed e pela jovem Zola Taylor, estava insatisfeito com a canção e usavam todo o seu tempo livre para ensaiar e fazê-la funcionar. Ensaiavam até no carro e, numa dessas ocasiões, o veículo pulou, fazendo com que o vocalista principal Tony Williams fizesse o famoso pequeno “solucinho” no começo da frase “Only yooou…”.
Eles deram risada na hora, mas o vocalista acabou usando o “erro” para a nova versão da música, dando uma cara muito mais expressiva e emotiva para a canção. E foi esta versão, lançada pela grande Mercury Records, que definitivamente colocou o grupo em evidência.
Os Platters eram um grupo de doo-wop, um estilo de origem afro-americana marcado principalmente harmonizações vocais, uma batida simples e muitas vezes cantado à capella. O doo-wop influenciou a popularização do uso de vocais em coro na música pop e no rock, como por exemplo nos Beach Boys, e é uma das principais bases para o que hoje se chama de R&B.
Importante lembrar que na década de 1950, a discriminação racial era muito forte. Para se ter uma idéia, no auge do sucesso, os Platters ainda tinham que se apresentar para platéias segregadas racialmente no sul dos EUA, e muito frequentemente recebiam ameaças.
Por isso, o sucesso de grupos de doo-wop formados por negros a um nível mainstream foi extremamente importante para o futuro não só da música pop, mas para o fortalecimento de toda uma nova realidade social que resultou em discussões e movimentos importantes a respeito dos direitos civis nos EUA na década de 1960.
Passados mais de 50 anos de seu lançamento, a canção “Only You (And You Alone)” sobreviveu aos modismos, aos novos estilos que surgiram, e envelheceu muito bem. Permanece lá, firme e forte no nosso inconsciente musical.