List-O-Mania #2 – 5 projetos paralelos de membros de bandas indies que você deveria conhecer

List-O-Mania #2 – 5 projetos paralelos de membros de bandas indies que você deveria conhecer

27 de outubro de 2015 0 Por Daniel Feltrin

List-O-Mania, por Daniel Feltrin

Este mês teve show do Spoon e toda vez que eu encontro alguém que gosta desses texanos eu pergunto se já ouviu o projeto paralelo do Brit Daniels, o Divine Fits. Muitos nunca ouviram e eu me pego empolgado mostrando as canções rasgadas e dançantes dessa banda que lançou um disco pela Merge há três anos. Isso me inspirou a fazer o post de hoje da List-o-Mania.

  • Divine Fits é um projeto do Brit Daniels com o Dan Boeckner, que toca tanto na fantástica Wolf Parade quanto no duo lindo Handsome Furs. Do disco lançado em 2012 com uma pegada mais dançante do que as bandas principais dos seus integrantes (que, na minha opinião, influenciou o último disco do Spoon, o ótimo They Want My Soul) destaco aqui a catchy “Flaggin’ a Ride”.

  • Broken Bells: falando de pegadas mais dançantes, esse projeto do vocalista do The Shins, James Mercer junto com músico Danger Mouse traz uma atmosfera mais madura do cantor num dream pop bem original. A canção “Holding On For Life” é um exemplo do lirismo maduro de Mercer.

  • EL VY: enquanto o National não lança um disco novo, o vocalista Matt Berninger deixou o cabelo crescer e se uniu ao músico Brent Knopf (Ramona Falls) pra esse projeto que lança um disco no dia 30. No entanto, do que podemos ouvir do single “I’m The Man To Be” é a mesma verve irônica de Berninger numa roupagem mais acelerada, com o vocal mais agudo, acentuando o delicioso cinismo de suas letras.

  • O Silver Jews na verdade se formou mais ou menos ao mesmo tempo que o Pavement, banda bem mais conhecida das quais os membros Stephen Malkmus e Bob Nastanovich fazem parte, com uma pegada bem mais influenciada pela música country americana que se vê em algumas canções do Pavement (a mais conhecida sendo “Range Life”). O membro permanente da banda é David Berman que permaneceu até o fim em 2009, porém, Bob postou uma foto esse ano afirmando que a banda voltou a tocar. “Random Rules” é do disco de 98, “American Water”.

  • O Admiral Radley, como diz uma amiga minha, é o megazord das bandas indie. Na verdade é só metade do Grandaddy com metade do Earlimart, mas eu gostei muito da piada pra citar. A banda mantém o melhor das duas bandas e produziu um disco maravilhoso em 2010 chamado “I Heart California” cuja canção título está aqui para exemplificar.