
5 Pérolas Musicais escolhidas a dedo por Joyce Guillarducci, do Cansei do Mainstream
4 de novembro de 2016Todo mundo tem seus gostos, preferências e, é claro, seus garimpos no mundo da música. Com certeza tem alguma banda ou artista que só você conhece e faz de tudo para espalhar o som entre seus amigos e conhecidos. “Todo mundo precisa conhecer isso, é genial!” Se você é aficionado por música, provavelmente tem uma pequena coleção pessoal de singles e discos que não fizeram sucesso e a mídia não descobriu (ou ainda vai descobrir, quem sabe) que gostaria que todo o planeta estivesse cantando.
Pois bem: já que temos tantos amantes da música querendo recomendar, o Crush em Hi-Fi resolveu abrir esse espaço. Na coluna “5 Pérolas Musicais”, artistas, músicos, blogueiros, jornalistas, DJs, VJs e todos que têm um coração batendo no ritmo da música recomendarão 5 músicas que todo o planeta PRECISA conhecer. Hoje, a convidada é Joyce Guillarducci, que faz o blog e programa de rádio na Solid State Radio Cansei do Mainstream!
Strawberry Alarm Clock – ‘Rainy Day Mushroom Pillow’ (1966)
“A SAC foi uma das precursoras do acid rock da Califórnia, quando esse termo ainda nem existia. O legal é saber que eles ainda estão na ativa, hoje são um grupo de senhorzinhos fazendo música psicodélica e se divertindo muito com isso (depois assistam o vídeo de “Mr Farmer“). Também é legal saber que nos 50 anos de estrada dessa banda, a primeira entrevista para uma mídia brasileira foi para o CdM. Fiquei muito honrada e emocionada até, porque realmente curto o som deles a anos. Escolhi aqui um som do álbum de estréia que é muito especial”.
Tamam Shud – ‘Lady Sunshine’ (1969)
“Quem me apresentou a psicodelia/surf music/rock progressivo dos australianos da Tamam Shud foi o Greg Smee, que é um querido e tem uma banda foda chamada wwoman – que também bebe em fontes sessentistas. Ouvi dizer que depois de idas e vindas, hoje a Tamam Shud também está na ativa, e eu adoraria ver a belíssima ‘Lady Sunshine’ sendo executada ao vivo”
https://www.youtube.com/watch?v=8UJESsN-MHQ
Shocking Blue – ‘Send Me a Postcard’ (1968)
“Liderada pela frontwoman diva e mega babe Mariska Veres, a Shocking Blue foi uma das representantes do movimento Nederbeat, uma verdadeira explosão de bandas de rock’n roll da Holanda que aconteceu lá nos sixties. O ótimo single ‘Send Me a Postcard’ nunca entrou para um álbum da banda. Escolhi esse vídeo especificamente por conta do vestido de plaquinhas. Esse vestido de plaquinhas é meu sonho de consumo <3″
https://www.youtube.com/watch?v=Ymr092edNAA
Blossom Toes – ‘Look at Me I’m You’ (1967)
“‘We Are Ever So Clean’, álbum de estréia dos ingleses da Blossom Toes, é para mim uma das coisas mais maravilhosas que aconteceram nos anos 60. O álbum foi lançado pelo selo do empresário Giorgio Gomelsky, e na época fico conhecido como “Giorgio Gomelsky’s Lonely Hearts Club Band”. Uma pena a carreira da banda ter sido curtinha, e o debut álbum permaneceu sua obra-prima. Uma vez Brian Godding, vocalista da banda, falou comigo e eu quase morri do coração”.
O’Seis – ‘Lindo’ (1966)
“E antes de Os Mutantes existiram O’Seis, e os seis eram os irmãos Arnaldo e Sérgio (Dias) Baptista, Rita Lee, Raphael Villardi, Mogguy (Maria Olga Malheiros) e Luiz Pastura – que não aparece na foto do vídeo. Esse som é, literalmente, LINDO!”
[…] alguém por aí andou acompanhando nossa playlist sessentista, as 5 pérolas musicais indicadas para o Crush em Hi-Fi e nossa lista de guitarristas, provavelmente me notou falando muito de uma tal de Tamam Shud e […]
A gravação de “Lindo” é do Gemini II, com a participação de O’Seis