Você conhece o repórter inconveniente e genial Nardwuar?

Você conhece o repórter inconveniente e genial Nardwuar?

7 de março de 2019 0 Por João Pedro Ramos

Você já ouviu falar em Nardwuar, o “Human Serviette” (algo como guardanapo humano)? Pois bem: o entrevistador e humorista John Ruskin, de Vancouver, criou um personagem que pode irritar alguns músicos com suas perguntas fora do comum, mas sempre surpreende em suas entrevistas.

Nardwuar começou na estação de rádio CITR 101.9 FM em Vancouver. Seu show tem acontecido todas as sextas-feiras à tarde desde outubro de 1987. Desde então, o repórter vai atrás de pessoas para entrevistar com sua roupa curiosa (chapéu de golfe, colete, óculos de aro grosso). Os alvos favoritos de Nardwuar são músicos, mas ele afirma entrevistar qualquer celebridade, tendo falado também com políticos, atores e atrizes.

Uma entrevista típica começa com “who are you?” e “from?”, caso o entrevistado não se apresente voluntariamente. Todas entrevistas terminam com “keep on rockin in the free world”, e o característico “doot doola doot doo …” de “Shave and a Haircut”, para o qual o entrevistado deverá responder com o último “doot doo!”. Após isso, Nardwuar congela em uma pose com um sorriso largo até que a câmera corte, muitas vezes deixando o entrevistado sem saber o que fazer.

O interessante é a extensa pesquisa que o rapaz faz sobre o entrevistado para confundir, assustar ou impressioná-lo. No vídeo ‘Nardwuar Vs Skrillex’, por exemplo, ele levou o primeiro CD em que Skrillex participou, da banda At Risk, ainda como Sonny Moore, deixando o músico atordoado. Durante uma entrevista com Pharrell Williams, Nardwuar tirou um disco de vinil com a primeira faixa gravada por Pharrell, fazendo-o dizer: “Esta é uma das entrevistas mais impressionantes que já experimentei na minha vida. Sério”. Mais tarde, na mesma entrevista, Pharrell disse: “Sua pesquisa é incomparável.” Em 2010 Drake descreveu a entrevista de Nardwuar como a “melhor que eu já fiz em toda a minha vida”.

É claro que nem todo mundo é fã do moço. Devido ao seu estilo absurdo, excêntrico e às vezes irritante, ele foi xingado, ameaçado e intimidado por pessoas como Sebastian Bach do Skid Row, Quiet Riot (que perseguiu Nardwuar pela rua), Sonic Youth e Dave Rowntree, do Blur (que pediu desculpas depois pelo seu comportamento, que classificou como bullying). Chris Fehn, do Slipknot, Kid Cudi e Lil Uzi Vert saíram no meio da entrevista.

Normalmente, a experiência confunde os entrevistados mais do que os irrita. O GWAR se esforçou para não rir e se manterem no personagem. Jello Biafra ficou impressionado com seu estilo de entrevista de guerrilha, mas ficou visivelmente irritado em uma entrevista em 2000 quando Nardwuar começou a discutir o processo do Dead Kennedys contra Biafra. Henry Rollins também ficou visivelmente meio puto, apressando a entrevista, mas ficou intrigado com o personagem, e acaba indo na dele, falando que ele tem “muita energia” e que respeita o trabalho.

A abordagem não ortodoxa de Nardwuar muitas vezes termina em cenários bizarros. Alguns de seus entrevistados acabam sacando o estilo excêntrico de Nardwuar e conseguiram inverter o jogo com sucesso, entre eles Iggy Pop, David Cross, Steel Panther, Mudhoney, “Weird Al” Yankovic, Lil B e Eric Andre.

Em 2013, o diretor de cinema do South by Southwest Festival, Brent Hodge, e o produtor Chris Kelly fizeram uma retrospectiva da carreira de Nardwuar para a Revista Time. Assista o TED Talks de Nardwuar e doot doot da loot doot: