The Weeknd pegou emprestado o please please dos Smiths em “Enemy” (2012)

Amanhã Johnny Marr, ex-guitarrista do The Smiths, está de aniversário. A banda inglesa é uma das mais influentes dos anos 80, apresentou Morrissey para o mundo, e já foi sampleada por alguns artistas. Vamos falar de um deles?

Quando o assunto é samples, normalmente acabamos focando no que aparece mais, no que é jogado na cara, aquele que você não sabe se é da música original ou da nova. Só que, muitas vezes, um sample que fica em segundo plano, quase imperceptível, e mesmo assim pode ser a base para a parte mais portante da música: o refrão.

E assim fez The Weeknd, quando lançou “Enemy”. O artista canadense, único a ter 3 músicas nas 3 primeiras colocações na tabela Billboard Hot R&B, publicou a música em sua conta do Youtube no ano de 2012. Nela, Abel Makkonen Tesfaye, nome de batismo do artista, se apropriou de um pedaço de “Please, Please, Please, Let Me Get What I Want”, dos ingleses.

A baladinha começa com um sonzinho meio sinistro até entrar um sintetizador bem seco, talvez misturado com um cravo ou piano. O pré-refrão é recheado de “girl I’m just trying to get you high without a word”, até chegar no ápice da música, “Please, please, please / Let me, let me, let me / Let me, get what I want this time”, cantado em cima do sample dos Smiths. Preste atenção na adição do “this time”. “Me deixe ter o que eu quero… desta vez”. Abel parece meio cansado de pedir e quer, ao menos desta vez, ter sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *