Saudades da MTV Brasil? Enxugue as lágrimas e crie a sua própria versão 2015 da finada emissora

Ex-VJs da Mtv

A MTV Brasil como a conhecemos viveu entre outubro de 1990 e o fatídico 30 de setembro de 2013, quando os sinais da emissora que revelou talentos, apresentou artistas e músicas que dominaram o Brasil e ajudou toda uma geração a crescer e se conscientizar sobre assuntos como a prevenção da Aids parou de funcionar e deu lugar a um daqueles infomerciais safados (que depois virou mais um canal com as famigeradas transmissões de cultos evangélicos). Não vou nem comentar sobre a ~nova~ MTV, em que a música não fica em segundo plano: fica em décimo oitavo, atrás de reality shows de namoro em todos os formatos possíveis. Eca.

De uma coisa podemos ter certeza: o legado ficou. E mais do que isso, com o Youtube (um dos meios que ajudou a matar o canal da Alfonso Bovero), você pode criar a sua própria programação da emissora. Sim, a MTV que você sempre amou vive, fragmentada em diversos canais e vídeos do Youtube. E é por isso que montei uma pequena lista de canais que podem ajudar você a montar uma playlist e simular a SUA MTV Brasil do jeito que preferir. Ligue no 32 UHF e vamos lá:

República do Kazagastão, de Gastão Moreira

Gastão Moreira, um dos melhores e mais bem informados musicalmente que já passaram pela Mtv Brasil, sempre foi responsável por manter o rock vivo e atual na emissora brasileira (com programas como o Gás Total e o Fúria Metal). Pois o ex-VJ agora tem um canal no Youtube onde faz o Heavy Lero (junto com Clemente, dos Inocentes), programa onde destrincha alguma banda ou cena específica, e lança vídeos com entrevistas e matérias que fez na finada Mtv.

Panelaço, com João Gordo

Um punk que não tinha talento nenhum pra apresentar clipes, mas que se mostrou um ótimo apresentador e entrevistador em programas como Garganta e Torcicolo, Gordo a Go-go e Gordo Visita (além de anarquizar o que era aceitável ser exibido na programação da TV em seu Gordo Freak Show). Hoje, João Gordo tem um ótimo canal no Youtube chamado Panelaço, onde entrevista personalidades e amigos em sua cozinha enquanto cozinha um rango vegano. Vale a pena conferir as receitas e as entrevistas, já que ele dá um pau em muito apresentadorzinho de talk show que se preocupa mais em fazer piadinhas do que conversar…

Hermes e Renato

O grupo de humor que era a cara da Mtv Brasil, com perucas esdrúxulas, piadas que ultrapassavam o limite do politicamente correto e criavam bordões que não pareciam bordões. O grupo continua na ativa após a morte de seu fundador e cabeça, Fausto Fanti, em 2014. Hoje em dia estão prestes a começar uma nova temporada (ainda com cenas de Fausto) no Canal FX e possuem um canal no Youtube onde pouco a pouco disponibilizam suas sketchs em boa qualidade. Ah, você também pode encontrar vídeos deles (muitos!) no canal Pérolas Hermes e Renato.

Piores Clipes do Mundo, com Marcos Mion

Lembram quando Marcos Mion era um rapaz magrelo e desengonçado que destrinchava com louvor as tosquices que muitos dos clipes da Mtv tinham? Pois é: com o Youtube, você pode viajar no tempo e reviver o clássico programa Os Piores Clipes do Mundo, com pérolas videoclípticas como “Mama África”.

Fudêncio e Seus Amigos

Desenho baseado no boneco que João Gordo criou durante o programa Garganta e Torcicolo, contava com personagens incríveis e críticas ácidas a tudo e a todos. O mais próximo que o Brasil já teve de um South Park ou Family Guy. Criado por Thiago Martins, Marco Pavão e Flávia Boggio, o desenho não tem um canal oficial no Youtube, mas quase todos os episódios estão por lá:

Amada Foca, com Bruno Sutter, Daniel Furlan, Bento Ribeiro e Paulinho Serra

Pra quem gostava dos últimos dias do Furo Mtv, o programa que juntou a raspa do tacho do humor da Mtv formou o grupo Amada Foca, que posta sketchs e uma versão do finado Furo em seu canal:

Gato & Gata, com Chuck Hipolitho e Gaía Passarelli

Os últimos conhecedores de música a apresentarem programas na Mtv Brasil em seus últimos dias (e responsáveis por eu ter assistido um belo clipe dos Pixies antes de ir pro trabalho em um dia de 2014), o ex-casal teve esse belo canal que em muito lembrava os bons momentos dos momentos finais da emissora UHF. O canal, como a Mtv, já ficou pra trás, mas os vídeos continuam disponíveis.

Clipes

Quanto aos clipes, eu não preciso nem falar nada, né? O Youtube tem um acervo muito maior do que a própria Mtv jamais teve, incluindo inclusive bandas independentes (que na época eram chamados de “democlipes” e já revelaram bandas como Raimundos e Pato Fu) e os clipes de grandes bandas que a Mtv Brasil nunca passou (ou até passou, mas nunca conseguiram pegar o lugar do Hanson no topo do Disk Mtv). Exemplo? “Stripsearch”, do Faith No More, que eu nem sabia que tinha clipe.

Além disso, o Youtube é cheio de canais com shows completos e documentários musicais e outros ex-VJs prometem novidades no Youtube em breve (como Luiz Thunderbird prometeu na entrevista que deu para o Crush em Hi-Fi Luiz Thunderbird). Conhece algum outro canal que entraria na programação da SUA Mtv? Conte pra nós nos comentários!


One thought on “Saudades da MTV Brasil? Enxugue as lágrimas e crie a sua própria versão 2015 da finada emissora”

  1. Eu vejo alguns dos vídeos destes canais, curtia pacas o Gato & Gata, mas achei meio mal quando pararam com os vídeos pelo fato da Gaía ter andado numa mochileira mundo afora, num papo meio zen. Mas cada um é cada qual, e esperamos que os outros ex-VJs sigam mostrando o que aprenderam na MTV pelo YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *