RockALT #24 – Linguachula, The Biggs e Pin Ups

RockALT #24 – Linguachula, The Biggs e Pin Ups

1 de novembro de 2018 0 Por Helder Sampedro

Essa edição da coluna RockALT está no clima dos anos 1990 graças a uma série de shows que vão rolar em São Paulo com bandas da época, além de bandas novas com fortes influências de uma das décadas mais efervescentes para a música independente.

Linguachula
Esse ano tive a oportunidade de comparecer ao Festival Goiânia Noise e a felicidade de ver o Linguachula ao vivo e em ótima forma. Uma das melhores que vi em todo o festival, o trio de Campinas/SP fez parte da cena “Junta Tribo” nos anos 90 e retorna agora com a gravação de um novo álbum, lançamento de um single, e o disco de 1995 remasterizado (disponível para download em seu site). Um dos últimos trabalhos a serem lançados pelo selo Banguela Records, do lendário produtor Miranda, a banda mistura suas guitarras e vocais gritados com ritmos afro-brasileiros de forma impecável. Dê Ferro, guitarrista/vocalista e fundador do Linguachula, agora com Adriano Caetano (bateria) e Victor Coutinho (baixo) se apresentam dia 10 de novembro no Estúdio Aurora com abertura do Muff Burn Grace, confira mais informações aqui e o link para escutar o novo single aqui embaixo.
Spotify: https://goo.gl/cVNvHr

The Biggs
Outra banda dos anos 1990, o power trio noventista The Biggs escreveu seu nome no cenário independente com 5 trabalhos lançados, shows por todo Brasil e América latina ao lado de bandas lendárias como Pin Ups, Ludovic e Wry além de inúmeras bandas mais novas. A banda, encabeçada por duas mulheres, faz um som barulhento, sujo, e com melodia daquelas para dançar e sacudir a cabeça ao mesmo tempo, prova disso são as inúmeras influências listadas pela banda que vão de Stooges, MC5, T-Rex a Bikini Kill, Babes in Toyland e Sonic Youth. Flávia (voz/guitarra), Mayra (baixo/voz) e Brown (bateria) se apresentam na estreia do ‘RockALT no FFFront’ junto das meninas do The Mönic nessa sexta-feira (02/11), feriado de finados, e prometem mesmo um show imperdível.
Spotify: https://goo.gl/9p1vVL

Pin Ups
Já que estamos falando dos anos 90, não podíamos deixar de falar de uma das primeiras e mais influentes bandas da época, o Pin Ups. Em entrevista exclusiva ao canal do RockALT no youtube, a banda fala sobre seu retorno aos palcos, o álbum gravado recentemente e sua visão sobre o momento que vivemos no cenário underground. Os quatro membros da atual formação da banda, Zé Antonio Algodoal, Alê Briganti, Adriano Cintra e Flavio Cavichioli encerraram as gravações para o primeiro álbum em mais de 20 anos, e prometem um disco bem diferente dos anteriores porém conta também com a participação da antiga guitarrista, Eliane Tostone. O Pin Ups também se apresentará em breve ao lado de uma banda mais jovem, Deb And The Mentals e abrindo para outra banda lendária, o influente grupo do Riot Grrrl noventista, L7.  Confira a entrevista na integra e saiba o que a banda pensa sobre seu passado e futuro, shows recentes, gravação do disco e muito mais.