RockALT #20 – Rua Augusta, Contramão Gig, In Venus e The Bombers

RockALT, por Jaison Sampedro

Cada dia que passa a Rua Augusta está deixando de ser o que era, ou pelo menos, o que foi por 15 anos. Bares e botecos fecharam, puteiros fecharam, casas noturnas abriram, algumas mudaram de endereço e agora estão definitivamente fechando as portas.

A Rua Augusta não foi sempre uma rua de vida noturna. Nos anos sessenta e setenta foi uma rua movimentada e cheia de lojas, durante a noite era frequentada por jovens de classe média/alta que saiam a noite para exibir as suas carangas. Durante os anos oitenta e noventa o centro foi ficando cada vez mais vazio e abandonado, os shopping centers forçaram as lojas fecharem as suas portas ou mudarem de endereço. Os imóveis vazios e degradados viraram bordeis e bares. Somente no inicio dos anos 2000 que casas como Outs e Funhouse começaram a surgir na região, depois veio Inferno, Vegas, Milo e tantos outros que marcaram a noite e a cena independente. Inúmeras bandas de rock alternativo surgiram na Rua Augusta, ou pelo menos fizeram o seu nome lá, como Rock Rocket, Forgotten Boys, Faichecleres, Cachorro Grande, Vivendo do Ócio e tantas outras tocaram lá. Hoje já não é bem assim.

Graças a especulação imobiliária varias casas noturnas fecharam dando lugar para condomínios residenciais. O Outs continua na ativa, já a Funhouse fechará as suas portas no dia 29 de julho. Infelizmente a rua não proporciona mais casas noturnas que dão espaço para a cena alternativa e isso é uma pena porque eu vejo muitas bandas legais que deveriam ter mais visibilidade e não tem.

A Augusta foi um lugar especial pra mim durante os meus vinte e poucos anos. Conheci muita gente legal subindo e descendo a rua procurando o que fazer ou qual balada entrar. Pra ser sincero eu nunca fui muito fã de baladas, mas todo fim de semana eu batia ponto na “Augustinha”, adorava beber na rua, principalmente porque eu tinha um amigo que vendia cerveja por lá. E pra um muquirana como eu não existe nada melhor do que beber cerveja barato e conversar a noite inteira.

Sinceramente fico triste, não porque a rua está mudando, e sim porque na verdade quem mudou fui eu. Eu poderia passar o resto da minha vida reclamando, mas eu tenho muita sorte de fazer parte de um projeto que quer trazer a musica alternativa de volta pro Baixo Augusta. Os blogs Crush em Hi-Fi, Hits Perdidos, Cansei do Mainstream e o RockALT se juntaram para virar a pagina e criar um novo espaço para a musica alternativa.

Nesta quarta feira, a segunda edição do Contramão Gig vai trazer duas bandas sensacionais para o Bar da Avazera: In Venus e The Bombers. Os dois grupos, que estão com álbuns fresquinhos, com certeza farão um grande show e eu gostaria de convidar você meu caro leitor para comparecer hoje, dia 12 de julho, às 19h no Bar da Avareza, que fica na Rua Augusta, 591. Já pode ir se aquecendo escutando os dois álbuns na integra aqui embaixo:

In Venus“Ruína”

The Bombers“Embacing The Sun”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *