RockALT #2 – Lo-Fi, Miami Tiger, Stvz, The Replacements e Wipers

RockALT #2 – Lo-Fi, Miami Tiger, Stvz, The Replacements e Wipers

22 de fevereiro de 2017 0 Por Jaison Sampedro

RockALT, por Jaison Sampedro

Esta semana o RockALT faz dois anos. Por causa deste fato e a necessidade de escrever uma coluna para o blog do Crush em Hi Fi, passei horas conferindo a seleção de musicas que toquei nos programa anteriores pensando quais musicas eu poderia recomendar. Assim como na coluna da semana passada, selecionei algumas bandas do cenário alternativo nacional pra apresentar, mas também resolvi separar duas bandas antigas que talvez você conheça e saiba que elas influenciaram muito um certo individuo chamado Kurt Cobain.

Lo-Fi
Sem dúvida essa é uma das bandas mais pesadas que já tocamos no RockALT, punk-rock hardcore de primeira, feroz, sujo e rápido. O trio de São José dos Campos foi formado em 2008 por Rogério (baixo), Thiago (guitarra e voz) e Marcelo (bateria) já tem um trabalho extenso e recentemente lançaram o EP “With Doubts on the Ways of God” e tem uma duração menor do que quatro minutos. Feroz, sujo e rápido levado ao pé da letra.

Miami Tiger
Ano passado a banda de São Paulo, Miami Tiger lançou seu primeiro EP “Amblose”, nós já tocamos musica “Meu Lugar” no programa 92. Gostei bastante das cinco músicas, a voz suave da vocalista Carox demostra ao mesmo tempo atitude e firmeza nas letras cheias de empoderamento. O grupo ainda conta com Pha Bemol (guitarra), Henrique Almeida (guitarra), André Oliveira (baixo), Franco Milane (bateria) e ainda teve a participação de Rodrigo Lima do Dead Fish na ultima faixa “Ali”.

Stvz
Enquanto fazia uma pesquisa pelo bandcamp procurando por musicas novas, trombei com Stvz, um som instrumental com uma pegada meio grunge meio indie. Não dá pra dizer muito sobre o “pequenas tragédias” porque até o presente momento só há uma musica disponível para escutar, a faixa “mad lex sed lex” me impressionou bastante. Vamos ver se o resto do álbum será nesse mesmo caminho, até porque os álbuns anteriores tinham uma pegada mais eletrônica. “Pequenas Tragédias” foi lançado dia 21 de fevereiro.

The Replacements
Uma das bandas antigas que selecionei é The Replacements, com certeza você os conhece pelos hits “Bastards of Young” e “Unsatisfied”, mas eu lhes asseguro, a banda é muito mais do que isso. Além de todo o mito do grupo de Minnesota, a história de sucesso que poderia ter e não teve, as inúmeras bandas que influenciou, essa é uma daquelas bandas dos anos 80 e que não parece ser dessa época. Dos quatro álbuns produzidos pela banda, sem dúvida, o melhor é “Let It Be” de 1984, por isso a música que vou selecionar é a segunda faixa, “Favorite Thing”. E sim, essa é minha musica favorita do disco (perdão pelo trocadilho)!

Wipers
Se você curte o cenário musical de Seattle, então fique sabendo que esse movimento musical dos anos 90 deve muito ao Wipers, e sem dúvida eles são o link perdido entre The Sonics e Nirvana. O líder do grupo Greg Sage era mais velho do que a maioria dos punks quando formou a banda: em 1977 ele tinha 25 anos. Sage era fã de Jimi Hendrix e obviamente ele não possuía o virtuosismo do ídolo, mas carregava praticamente a mesma intensidade em seus shows e rejeitava a aura amadora do punk. Pode-se dizer que Wipers é punk e ao mesmo tempo não é, por ter sido formado em Portland e não em grandes centros musicais como Nova Iorque e Los Angeles. Greg Sage criou um som único e forjaram o seu próprio caminho. Recomendo muito os três primeiros álbuns, o primeiro “Is This Real” de 1980 é daqueles discos que você escuta de cabo a rabo e a minha faixa favorita é “Mistery”. Se você não conhece a banda pare agora mesmo pra escutar e se você já conhece, faça o mesmo.

Se você curtiu essa coluna, não deixe de ouvir o RockALT! Nossos 93 programas estão disponíveis no link abaixo e o programa da semana sai sempre às quintas-feiras!

[mixcloud https://www.mixcloud.com/rockalt/ width=200 height=250]