Os samples que KLJay usou para criar “Capítulo 4, Versículo 3”, dos Racionais MC’s

Os samples que KLJay usou para criar “Capítulo 4, Versículo 3”, dos Racionais MC’s

19 de junho de 2015 7 Por João Pedro Ramos

racionaismcs

“Capítulo 4, Versículo 3” foi um dos maiores sucessos de “Sobrevivendo no Inferno”, o disco dos Racionais MC’s de 1997 que estourou e colocou as quilométricas letras de Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e do DJ KLJay na boca de todo o Brasil. A música chegou a ser apresentada ao vivo no VMB de 1998, um lugar onde normalmente o quarteto não apareceria nem amarrado.

Desvendaremos agora alguns dos samples que KLJay usou para montar essa música que foi um dos passaportes que levaram os Racionais MC’s a serem o grupo de rap paulista mais conhecido do país:

O sample que vem logo após a participação de Primo Preto (aos 0:23) vem diretamente da banda War e sua “Slippin’ Into Darkness”, do disco “All Day Music”, de 1971.

Já a batida característica que acompanha Mano Brown em toda a música vem de Tom Scott and the L.A. Express e sua “Sneakin’ In the Back”, de 1974. Dá o play que você vai reconhecer logo de cara:

https://youtu.be/uYV5sk03_yc

O famoso e belo “Aleluia” que aparece na música dos Racionais vem da gargante de ninguém menos que Sade Adu, em sua música “Pearls”, do disco de 1992 “Love Deluxe”.

Já o baixo cheio de groove veio dos Ohio Players em “Pride and Vanity”, de 1972, tirada do disco “Pleasure”.

E, finalmente, o “Filha da puta / Pá, pá, pá” é sampleado de “Eles Não Sabem Nada”, do MRN. O disco que contém a música é “Só Se Não Quiser”, lançado em 1994:

https://youtu.be/DG5LpJGHPeE