“Orfeu Negro” (1959) – O mito grego inserido no Carnaval carioca

Sinestesia, por Guilherme Gagliardi

Orfeu Negro
Lançamento: 1959
Direção: Marcel Camus
Roteiro: Marcel Camus, Jacques Viot
Elenco Principal: Breno Mello e Marpessa Dawn

Orfeu, motorista de bonde e sambista na escola Unidos da Babilônia, na véspera do baile de carnaval e prestes a casar com uma que não se chama Eurídice, conhece uma que chama-se assim. A menina que chega no morro onde vive o sambista incorpora bem a personagem grega e cai romanticamente nos braços do “herói”, que pelo menos na primeira aparição da morte, salva-a de Hades.

O helênico brasileiro, que é o perfeito Don Juan, é um apaixonado pela vida de um modo geral, sempre sorrindo e brincando com as crianças, mas apaixonado principalmente por seu violão, que faz o sol nascer todo dia cantando um “tristeza não tem fim/felicidade sim”.

Seguindo o mito grego, o Orfeu se apaixona pela Eurídice com o seu jeito bobo e romântico, mas como já diziam os vasos antigos dos museus de arqueologia, a heroína morre e aí lá se vai o sambista a tentar encontrá-la, agora diferente do que na história antiga, num ritual candomblé.

Orfeu e Eurídice, Nicolas Poussin

O filme é inspirado na peça “Orfeu da Conceição”, obra de 1954 de Vinícius de Moraes que conta com músicas em parceria com Tom Jobim, e ganhou vida nas telas em 1959 com direção do francês Marcel Camus, mantendo a absurdamente linda trilha sonora.

Passando-se no Carnaval, seria um absurdo que o pandeiro e a cuíca não fossem protagonistas. Em muitos momentos acompanhando os frenéticos pés das personagens, o samba enredo compõe o clima carnavalesco que a todo instante se contrapõe ao medo de Eurídice da morte, deixando o filme com um feliz astral sambístico.

Ah, e sabem aquela música “Afterlife” do Arcade Fire? Então, tem um clipe dessa música que é com cenas do filme, bem massa!

Segue em link a trilha sonora e o filme completo.

Trilha sonora:

Filme completo:

Como sempre, assistam, ouçam e curtam!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *