O sample de “Vida Loka II” dos Racionais

7 de janeiro de 2015 0 Por João Pedro Ramos

Eu adoro pesquisar por conexões em músicas. Quando sai disco de covers, vou correndo ouvir as versões originais (normalmente, acabo gostando mais delas). Hoje, fui atrás do sample de “Vida Loka – Parte II” dos Racionais MC’s, do disco “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia”, de 2002.

O som que permeia todas as rimas deste clássico da trupe de Mano Brown é “Theme From Kiss Of Blood”, da Ray Davies Orchestra, de 1976. De onde tiraram esse som?

“KL Jay conta que Mano Brown produziu a faixa sozinho, e descobriu o sample (“triste, triste”, na opinião do DJ) quase ao acaso. “Ele encontrou o disco [Os Detetives] jogado num quintal. Colocou para ouvir e falou, ‘é essa’. Você vê, os diamantes às vezes estão na lama.” O tal disco era uma coletânea de temas de séries policiais interpretados pela Button Down Brass com participação do trompetista Ray Davies (homônimo do líder do Kinks). Só que a faixa escolhida para o sample, “Theme from Kiss of Blood”, era de um seriado inexistente, tinha sido composta pelo próprio Davies e foi colocada sorrateiramente na seleção – até que Brown a desenterrasse para ser a trilha sonora de motoboys a boys brasileiros” [Fonte]