“Heavy Metal: Universo em Fantasia” (1981) – O crème de la crème do metal!

Sinestesia, por Guilherme Gagliardi

Heavy Metal: The Movie (Heavy Metal – Universo em Fantasia)
Lançamento: 1981
Direção: Gerald Potterton
Roteriro: Jean Giraud, Daniel Goldberg, Len Blum
Elenco Principal: Don Francks, Caroline Semple e Richard Romanus

A animação baseada nas histórias da revista em quadrinhos Heavy Metal das décadas de 70 e 80 é uma trip pop mutcho crazy. Um astronauta volta do espaço e entrega à filha uma joia encontrada em sua missão. O artefato começa a flutuar e mata o homem que o trouxe à Terra derretendo-o, e então se põe a conversar com a menina.

A joia verde, que se revela como sendo a fonte de todo o mal e uma exterminadora de dimensões completas, passa então a contar pra filha do astronauta sua trajetória através do tempo e espaço com histórias que demonstram seu poder destruidor e corruptivo.

O filme segue indo de Nova York até lanchonetes inter-galácticas, composto por uma série de sketchs baseadas nas histórias e nas artes de Richard Corben, Angus McKie, Dan O’Bannon, Thomas Warkentin e Berni Wrightson com uma liguagem que é 70% ficção científica, 30% pornografia e 100% pop-surrealista, sempre com a trilha, obviamente heavy metal! Vale dizer também que a estética do filme lembra bastante a do cartunista francês Moebius, que escreveu algumas histórias para a revista e que compõe a equipe de escritores do roteiro, assinando este sob o seu nome de verdade: Jean Giraud.

A little porn…
A little science fiction

Com Black Sabbath, Nazareth, Cheap Trick, Grand Funk Railroad, Black Oister Cult, Devo e vários outros (na moral, acho que tem pelo menos 10 bandas/artistas na trilha), o filme faz como promete o título e arrasa musicalmente com la creme do metal, embalando o som numa psicodelia visual bem loka!

Segue em link a trilha sonora (não consegui achar versão online do filme!) e o trailer.

Trilha:

Trailer:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *