Harmônicos do Universo lança segunda etapa do projeto “O Mundo”

Harmônicos do Universo lança segunda etapa do projeto “O Mundo”

13 de dezembro de 2019 0 Por Amanda Magnino

O projeto audiovisual já acompanha há dois anos a infância de duas crianças na descoberta do próprio universo.

foto: Sara Não Tem Nome

Harmônicos do Universo, a “one girl band” de Desirée Marantes, é o resultado das viagens sonoras criadas ao vivo em cada apresentação, com composições feitas na hora e na frente da platéia. Todo o processo em Harmônicos do Universo é artesanal e único, funcionando quase como uma instalação musical.

“O Mundo” é o segundo filme do projeto audiovisual criado por Desirée Marantes (Harmônicos do Universo) em parceria com Brunella Martina (imagem e direção) e Constanza Checci (edição e cor). Durante dois anos, o trio acompanha a infância de Lana e Otto, afilhados de Desirée, mostrando os diferentes momentos do desenvolvimento da infância no decorrer do tempo. O filme capta de forma poética a forma que as crianças percebem e interagem com o mundo ao redor. Desirée Marantes, madrinha das crianças, consegue entender as fases da vida dos afilhados com muita sensibilidade.

O primeiro vídeo do projeto, chamado “Um Dia de Sol no Inverno”, teve a narrativa construída aravés das imagens captadas pela Brunella, que com um olhar muito atento e sensível, mostrou o primeiro contato das crianças com o primeiro sol de inverno. Já no segundo vídeo, a narrativa foi criada pela Constanza. A trilha sonora é inserida após a captação, conforme a velocidade e leveza de cada momento.

“Como nessa segunda etapa a música ainda não existia eu resolvi compor a música na tonalidade de Sol maior para remeter ao primeiro vídeo, que se chama Um dia de sol no inverno. Primeiro um dia de sol, segundo em Sol maior. Outra coisa é que, embora a construção musical do Harmônicos do Universo seja baseada na utilização de pedais de loop como ferramenta de criação, nessa música em específico eu não uso nenhum pedal de loop, ela foi gravada ao vivo, tocando sintetizador e piano ao mesmo tempo. E como eu resolvi que, ao invés de editar erros de gravação, eu queria um take “perfeito”. Na parte visual, o primeiro video foi filmado em um parque no Brooklyn, em Nova Iorque e o segundo no Parque da Cidade em Brasília”, conta Desirée sobre o processo de criação. Ela também explica que o grande objetivo é criar narrativas que evoquem memórias visuais e afetivas.

“É uma obra artística que também é um presente para as crianças que adoram se ver na tela, para os pais e familiares delas e, ao mesmo tempo, dá a oportunidade para nós três, eu, Brunella e a Constanza, que somos grandes amigas, criarmos uma obra de arte em conjunto, onde cada uma tem liberdade para colocar sua visão artística”.