Crush em Hi-Fi: a sementinha do rock no Brasil

16 de janeiro de 2015 0 Por João Pedro Ramos

Figura 172

Não, não fui eu que inventei o nome Crush em Hi-Fi. Na verdade, o nome simboliza uma das primeiras fagulhas do rock na cultura brasileira: um programa de TV estrelado pelos irmãos Tony e Celly Campello.

Em 1959, muito antes do popular programa Jovem Guarda que deu nome à uma cena roqueira no Brasil inspirada na Swingin’ London, surgiu o programa de televisão “Crush em Hi-Fi”. O nome juntava a marca de refrigerante de laranja paulista, patrocinador da atração, e Hi-Fi, o nome de uma tecnologia (vindo da expressão em inglês “High Fidelity”, alta fidelidade) recém-criada na época que buscava aproximar a reprodução do som gravado ao som real.

(Aliás, a popular bebida Hi-Fi, de refrigerante de laranja com vodka. Sim, rock e bebida sempre caminharam de mãos dadas, tropeçando por aí.)

Figura 17

Tony Campello foi um dos precursores do rock no Brasil. O ex-crooner do Conjunto Ritmos OK, chamado Sergio Benelli Campello, resolveu em 1955 incrementar o repertório de sua banda com um pouco da tendência musical nos Estados Unidos: o rock’n’roll. Com o sucesso da empreitada, Tony enveredou para o caminho do rock e em 1958 convidou sua irmã, Célia Campello, de 15 anos, para cantar sua composição “Handsome Boy”. E assim, Célia virou Celly Campello.

O sucesso dos irmãos rockers foi imenso, e em maio de 1959 veio o convite para apresentarem na TV Record o primeiro programa voltado para a juventude no Brasil. “Crush em Hi-Fi” apresentava os grupos e artistas saídos da efervescente cena roqueira recém-nascida no Brasil. Wilson Miranda, George Freedman, Sérgio Murilo, Demétrius, Ronnie Cord, The Jordans e muitos outros. “Estúpido Cupido”, grande sucesso de Celly Campello, havia sido lançada apenas dois meses antes.

O programa revelou diversas bandas e seu sucesso levou ao surgimento de outras atrações para aproveitar a “febre”. Daí, vieram Ritmos para a Juventude (Rádio Nacional-SP), Clube do Rock (Rádio Tupi – RJ) e Alô Brotos! (TV Tupi). Em 1960, surgiria a Revista do Rock.

E a partir daí, o rock rolou. Até hoje.

lp-tony-campello-e-celly-campello-19266-MLB20168708045_092014-F

A dupla no ano de lançamento de Crush em Hi-Fi, cantando em filme de Mazzaropi: