Cinema francês + Sonic Youth = “Simon Werner Desapareceu”, de Fabrice Gobert

Cinema francês + Sonic Youth = “Simon Werner Desapareceu”, de Fabrice Gobert

16 de julho de 2018 0 Por Melissa Marian

O Festival Varilux de cinema francês rolou no mês passado em várias salas de cinema pelo Brasil trazendo os principais lançamentos de produções francesas e francófonas em geral.

Eu costumo frequentar o festival desde 2011, quando descobri sua existência e daí por diante nunca mais deixei de ir, inclusive recomendo pra quem quer fugir dos hollywoodianos de sempre. Minha grata surpresa no ano de 2011 foi o thriller “Simon Werner Desapareceu”, do diretor Fabrice Gobert. Este é o primeiro filme do diretor, que até então só tinha participações em séries adolescentes francesas, com algum destaque regional.

Hmm, legal. E o Sonic Youth?

Agora vem a parte mais legal: Fabrice Gobert é um grande fã da banda Sonic Youth e propôs que a banda produzisse algo para fazer parte do filme, mas sem muitas esperanças de ter seu pedido atendido. A surpresa foi que a banda curtiu muito o projeto do cara e fez um álbum inteiro dedicado ao filme e seus personagens.

O resultado tem no Youtube, várias faixas estão lá para noooooossa alegriiiaaaa! Se você ficou curiosx, pode procurar por “Simon Werner A Disparu” que é o título original, ou “Lights Out” que é o título NADA A VER que os gringos colocaram nesse filme (cê achava que era privilégio dos HueBr traduzir toscamente os nomes de filmes né?)

Ah, pra quem é fã de Netflix (e quem não é?), deve ter visto a série “The Returned”, que foi produzido nos EUA com base no original em francês. Adivinha quem é o autor e diretor da série original, chamada “Les Revenants”? Ele mesmo, Fabrice Gobert. A Netflix fez o favor de cancelar a série, mas os franceses tiveram a sorte de poder ver o resto da história. Pelo jeito, esse diretor é fã de bons suspenses. E de rock.

SOFT SPOILER: Em uma cena de festa, na casa de um dos personagens, tá rolando “Love Like Blood” do Killing Joke. Aí você pode pensar: MAS UÉ, NÉRA SÓ SONIC YOUTH NESSA PORR*?? Então olhe com atenção a estampa da camiseta de um dos convidados da festa…