Banda punk com síndrome de Down, Pertti Kurikan Nimipäivät promete sacudir o Eurovision, na Áustria

6 de fevereiro de 2015 0 Por João Pedro Ramos

Pertti-Kurikan-Nimipäivät-Anton-Sucksdorff-UMK-2015-Eurovision

Uma banda punk promete ser o grande destaque da edição 2015 do Eurovision, competição anual musical realizada pela União Europeia desde 1956.

A finlandesa Pertti Kurikan Nimipaivat (ou PKN) é uma banda punk cujos membros têm Síndrome de Down ou são autistas. O quarterto toca há seis anos e foi formado durante uma oficina de caridade para adultos com deficiência intelectual.

Tendo estrelado um documentário de 2009 chamad “The Punk Syndrome”, o PKN agora quer aumentar a conscientização sobre a Síndrome de Down, esmagando o Eurovision, na Áustria, com seu som apunkalhado e cheio de energia.

image

Formada por Pertti Kurikka na guitarra, Kari Aalto nos vocais, Sami Helle no baixo e Toni Välitalo na bateria, a banda tem uma energia e som próximos à do punk de 77, com letras simples e direto ao ponto e guitarras que rasgam os ouvidos.

Com alguma sorte, a banda de Helsinki será uma pausa bem-vinda aos atos bonitinhos e cheios de glitter que costumam ganhar o Eurovision – algo que vai ajudar a tradicional competição musical a repercutir por todo o mundo.

A música que o PKN tocará será “Aina Mun Pitaa”, ou, em inglês, “I Always Have To”, que você pode ouvir abaixo:

Ouça mais do Pertti Kurikan Nimipaivat:

Assista ao documentário “The Punk Syndrome” completo e legendado:

http://www.youtube.com/watch?v=tNwbJkz-YTA