Abre alas, que o Carnaval pede passagem. As águas vão rolar?

13 de fevereiro de 2015 0 Por João Pedro Ramos

1mar2014---alem-da-ala-o-rock-do-kiss-tambem-foi-homenageado-com-um-carro-alegorico-1393657642715_956x500

Amanhã começamos os quatro dias que todo brasileiro espera o ano inteiro. Chegou o Carnaval, e quer você ame ou odeie o feriado mais popular do Brasil, ele é uma verdadeira entidade que varre o país até a quarta-feira de cinzas, quando tudo volta ao normal e o ano começa de verdade.

Não, você não precisa adorar samba pra aproveitar o Carnaval (mas que fique bem claro que quem não gosta de samba, bom sujeito não é). Bom, de qualquer forma, acho que um blog que se diz musical não fazer pelo menos um postzinho remetendo à folia não estaria correto, né. Vamos a alguns momentos carnavalescos para acompanharem você, folião, no feriado que bate à porta.

Red Hot Chili Peppers com a Escola de Samba Mocidade Independente no Hollywood Rock de 1993

http://www.youtube.com/watch?v=fyclIuYmdw8

Ainda com um Anthony Kiedis cabeludo e Arik Marshall na guitarra, o show foi um dos últimos da turnê de “BloodSugarSexMagik”. Lógico que o quarteto que é fã de funk (até o atual, já que Flea ama o MC Guimê) e percussão não ia deixar passar a oportunidade de se misturar com uma bateria de escola de samba, né?

João Gordo e Clemente e o show Pagode Nuclear

Aqui em São Paulo temos um bloco de Carnaval especialmente dedicado ao punk, o Bloco 77 – Os Originais do Punk. Mas João Gordo e Clemente (Inocentes e Plebe Rude), junto com Mingau (ex-Ratos de Porão, atual Ultraje a Rigor) já haviam mostrado que punk também samba no projeto Pagode Nuclear, onde cantavam clássicos do punk em versão samba. Como “Pânico em SP”, que também está no repertório do bloquinho.

Carnaval é Legal, da finada Mtv Brasil

Sim, são muitos vídeos, e eu nem coloquei todos que encontrei. A Mtv Brasil sempre teve boas ideias para as datas comemorativas, e nos anos 90, o rock dominava a programação. Então, porque não misturá-lo às populares marchinhas de Carnaval? Tem de tudo: Raimundos, Skank, Virna Lisi, Chico Science, Garage Fuzz… todos caindo no samba e mandando as marchinhas mais populares de todos Carnavais.

Carnaval Metaleza de Bruno Sutter

Em 2013 a Mtv Brasil como a conhecíamos morreu, foi pro saco, tombou na vala. Isso foi péssimo, mas rendeu momentos incríveis de nostalgia e o último Carnaval da emissora, que chutou o balde e chamou Bruno Sutter (vulgo Detonator, ex-Massacration e ex-Hermes e Renato) pra fazer o Carnaval Metaleza. Não foi só a vinheta: rolaram escolas de samba (como a Kiss 9, Van Van Halen e Unidos da Vila Metallica) apuração e notas e tudo mais que o Carnaval possui!

Sepultura – Chaos BC

http://www.youtube.com/watch?v=WiNado-a60U

A mistura de metal com bateria de escola de samba vinda do Sepultura saiu no disco Chaos A.D. é meio que um remix com bateria de escola de samba e música eletrônica. Um samba do crioulo doido, na verdade, mas já era um prenúncio do que viria em “Roots”.

Então, bom Carnaval a todos. Divirtam-se e na quarta-feira de cinzas estamos de volta!