A mistureba musical cheia de influências do rock e hip hop dos anos 90 do Shinobi Ninja

Shinobi Ninja

Quando ouvi pela primeira vez o nome da banda Shinobi Ninja, fui automaticamente transportado para os anos 90 em frente ao Mega Drive. É mais ou menos isso que o som do grupo faz com você: a mistura de rock, pop, hip hop, metal e punk do sexteto te leva diretamente para outra dimensão entre os 90s e os 80s em um liquidificador sonoro que te acerta em cheio.

Trabalhando sempre da forma Do It Yourself, Duke Sims (vocal), Baby G (vocal), Kid Shreddi (guitarra), Terminator Dave (bateria), Alien Lex (baixo) e o DJ Axis Powers começaram a banda em 2008 e em 2010 lançaram “Shinobi Ninja Attacks”, um app de jogo que recompensava seus jogadores com sua trilha sonora (feita pela banda, é lógico), baixada mais de 15 mil vezes no iTunes. O primeiro disco, “Rock Hood”, saiu em 2011, seguido por “Return From…” (2012) e “The Monster Van Album” (2013). Agora, logo depois de participarem do SXSW deste ano, a banda prepara seu quarto trabalho, que deve sair em breve.

Conversei com Alien Lex e Kid Shreddi sobre videogames, misturas sonoras, shows cheios de fumaça e sua carreira:

– Como a banda começou?

Alien Lex – A banda começou no Progressive Studio em Hells Kitchen NYC, onde a maioria dos integrantes trabalhava em outros projetos. Quando esses projetos terminaram, os gêmeos começaram a trabalhar em demo juntos que eventualmente se tornaram as primeiras músicas do Shinobi Ninja.

Kid Shreddi – Começamos em 2008 pois já tínhamos trabalhando em um monte de projetos diferentes juntos no mesmo estúdio por anos. Um dia, percebemos que estávamos escrevendo músicas juntos e colocamos em um mesmo teto que acabamos chamando de Shinobi Ninja.

– Toda vez que leio o nome da banda, sou automaticamente transportado mentalmente para o final dos anos 80/início dos 90 na frente de um videogame. Como o nome da banda foi escolhido?

Alien Lex – Podemos dizer que nosso nome se conecta à nosso som exatamente pelo motivo que você citou. Nos lembra dos anos 80 e 90 e muita gente nos diz que nossa música lembra o som dessas décadas.

Kid Shreddi – “Shinobi” era o jogo de videogame preferido do Duke quando ele era pequeno. Nós colocamos o “Ninja” no final e fizemos o primeiro show com este nome em 17 de agosto de 2008.

– E como vocês definiriam o som da banda?

Alien Lex – Tudo depende do que gêneros ou definições musicais significam pra você. Música é música e é divertida. Nós queremos fazer dançar e ter groove e compartilhar isso com as pessoas.

Kid Shreddi – É densa, do coração, e tão abravisa quanto é sensível. Não deixamos nenhuma pedra no lugar.

– Me contem mais sobre o material que lançaram até agora.

Alien Lex – Lançamos um monte de material nos últimos anos. Se você for em nossos canais do Youtube e Soudcloud pode encontrar a maior parte dele. Nos single mais recente se chama “Fun Bang”, um gostinho do nosso quarto disco de estúdio que deve sair ainda este ano.

Kid Shreddi – E NÓS FIZEMOS TUDO ISSO SOZINHOS!!!!!!!!!!!! Andy Manganello é meu sensei.

Shinobi Ninja

– Os videoclipes ainda são parte importante da vida de uma banda mesmo depois que a Mtv deixou a música para escanteio em sua programação?

Alien Lex – Videoclipes são um formato de lançamento padrão hoje em dia. Se você não tem um clipe para sua música no Youtube, você está lutando em uma subida. Esta é uma era visual e, com Mtv ou não, os videoclipes se tornaram essenciais para qualquer banda, seja ela independente ou grande.

Kid Shreddi – Sim, clipes são uma parte integral do consumo de música hoje em dia. Às vezes, a gente ouve com os olhos.

– Quais são suas principais influências musicais?

Alien Lex – As maiores influências devem ser The Beatles, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Yes, Heart, Metallica, Judas Priest, Stone Temple Pilots, Black Sabbath, The Sex Pistols… São muitas, mais doque eu conseguiria citar. Basicamente, vamos do punk rock ao grunge. Eu sou um metaleiro, então devo permanecer fiel às raízes.

Kid ShreddiNirvana, Pantera, Sublime, 311, Black Sheep, A Tribe Called Quest, Dr. Dre, Red Hot Chili Peppers, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Beatles, Cream.

– Como foi para vocês a indicação como “Artist On The Verge” da The New Music Seminar (NMS)?

Alien Lex – Isso da NMS teve um grande impacto em mim, pessoalmente, porque eu tinha acabado de entrar na banda, então foi uma grande experiência. Estar em um tapete vermelho sendo fotografado por 14 pessoas ou tocando um show lotado no The Roxy, ser julgado por algumas das mentes mais doidas da música… Eu nunca tinha feito algo assim antes.

Kid Shreddi – Foi algo que preparou a gente para a indústria musical! Aprendemos muito naquela viagem. Também festejamos o máximo que podíamos fisicamente e conhecemos pessoas incríveis e lindas no processo. Muito amor para o Tommy Silverman e o pessoal da Tommy Boy Records.

– Descrevam um show do Shinobi Ninja para quem ainda não foi.

Alien Lex– Selvagem. Intenso. Divertido. Alto. Suado. Épico.

Kid Shreddi – Chegamos, fumamos. Soundcheck, fumamos. Camarim, fumamos. Hora do show (detonamos como se fosse nosso último momento nessa Terra fria e impiedosa, tentando ajudar nosso irmãos e irmãs à nossa volta sentir o calor e energia de uma existência positiva para que todos possamos nos curar juntos e sermos um só), fumamos. Hora do merchandising! Assinamos autógrafos. Carregamos tudo, fumamos, rumo ao próximo show.

Shinobi Ninja

– Quais são os próximos passos da banda em 2016?

Alien Lex – Bom, acabamos de nos apresentar no SXSW.

Kid Shreddi – Fumar [um novo rumo em nossas carreiras sendo verdadeiros conosco e nossa música].

– Recomendem bandas e artistas que chamaram suas atenções nos últimos tempos (especialmente se forem independentes!)

Alien Lex – Sou do rock e o novo rock não têm me chamado a atenção por um bom tempo. A última onda do rock que eu realmente curte veio da Europa e era o Power Metal, do meio dos anos 90 até mais ou menos 2005. Bandas como Nightwish, Stratovarius, Lacuna CoilChildren of Bodom. Muitas delas começaram independentes ou em selos pequenos e conquistaram um grande sucesso orgânico através de trabalho duro e perseverança, o que só aumentou o respeito que eu já tinha por eles.

Kid ShreddiKendrick Lamar, Dirty Heads, Matisyahu, Bad Brains, Fishbone, Alabama Shakes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *