5 Pérolas Musicais escolhidas a dedo por Helena Papini, da Bula

Helena Papini

Todo mundo tem seus gostos, preferências e, é claro, seus garimpos no mundo da música. Com certeza tem alguma banda ou artista que só você conhece e faz de tudo para espalhar o som entre seus amigos e conhecidos. “Todo mundo precisa conhecer isso, é genial!” Se você é aficionado por música, provavelmente tem uma pequena coleção pessoal de singles e discos que não fizeram sucesso e a mídia não descobriu (ou ainda vai descobrir, quem sabe) que gostaria que todo o planeta estivesse cantando.

Pois bem: já que temos tantos amantes da música querendo recomendar, o Crush em Hi-Fi resolveu abrir esse espaço. Na coluna “5 Pérolas Musicais”, artistas, músicos, blogueiros, jornalistas, DJs, VJs e todos que têm um coração batendo no ritmo da música recomendarão 5 músicas que todo o planeta PRECISA conhecer. Hoje, a convidada é Helena Papini, baixista da banda Bula, Triácida e da Urbana Legion.

Trouble“What Are We”
Essa é uma banda que conheci recentemente quando fui convidada pela Fernanda Leite (vocal) pra tocar as músicas de seu álbum (“Trouble and the New Brazilians”) em um show em SP. Essa música me fez chorar subindo a serra a caminho do ensaio (risos). E além das músicas lindas num estilo meio country/folk cantadas quase todas em inglês, a versão física desse álbum é um dos Cs mais bonitos que eu já vi.

Dani Vellocet“Babe”
Eu e Dani tocamos juntas por quase 10 anos na banda Mecanika, pelos bares da baixada Santista e SP.
“Babe” faz parte do seu trabalho solo que está sendo lançado desde o ano passado, e tem uma pegada bem 80′, dançante, com videoclipe gracinha. Além de uma grande referência é uma amiga de anos. A Dani me mostrava quase tudo durante o processo de composição e gravação do seu disco (“Amores”), acompanhei tudo de perto e posso dizer que vem um lindo álbum por aí.

Silversun Pickups“Three Seed”
Talvez a minha banda preferida da atualidade, o SSPU também tem uma mulher no baixo (Nikki Monninger).
Em 2013, durante a tour “Chorão Eterno” da A Banca, escutávamos esse álbum praticamente antes de todos os shows e nas viagens. O curioso foi que ano passado eles vieram pela primeira vez pro Brasil, e lendo uma entrevista dela, descobri que ela já conhecia e gostava da Bula e sabia que temos uma baixista mulher também (que por acaso sou eu (risos)). Quase caí pra trás. Fui com o Marcão no show deles mo Circo Voador na mesma semana e pudemos conhecer a banda toda a convite dela, e curtir uma noite inesquecível ao lado de uma banda que é uma grande referência pro som da Bula.

Dub FX“Love Someone”
Descobri esse som assistindo vídeos de skate no YT, gostei tanto que fui atrás. Aí ví o que na época era um artista bem underground, que se apresentava em praças públicas, com uma caixa de som, e um microfone passando por seus pedais de efeitos, sobrepondo loopings de batidas e sons feitos com a boca (beatbox e afins). Essa foi a primeira música dele que escutei, e desde então é um dos artistas que não saem da minha playlist.

Urbana Legion – “Mariane 2”
Com o perdão da autopromoção, gostaria de falar dessa música que fiz em parceria com ninguém menos que Renato Russo, ao lado da Urbana Legion, um tributo a esse ícone da música brasileira, que faço parte.
Recentemente recebemos do seu filho, Giuliano Manfredini, alguns manuscritos guardados por 20 anos em um apartamento no RJ, junto com a missão de musicar esses textos, e “Mariane 2” foi um dos resultados desse grande desafio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *