10 bandas que continuaram na ativa com apenas um membro da formação original

Smashing Pumpkins

Uma banda é praticamente um casamento, não é verdade? E como em um casamento, às vezes rola um divórcio. Ou, no caso das bandas, até mais de um! Não é incomum vermos uma banda com muito tempo na estrada mudar de formação, trocar de guitarrista, expulsar um baterista, mandar o baixista catar coquinho…

E, às vezes, acontece de o grupo ficar com apenas um de seus membros originais. Normalmente, o “líder” e “mentor” do negócio todo fica e traz para a trupe novas pessoas que podem fazer o legado continuar intacto e tocando em frente. Por isso, criamos uma lista de 10 bandas que em algum período de tempo contaram com apenas um solitário membro de sua formação original:

Ultraje a Rigor

Ultraje a Rigor
foto: Marcos Hermes

Da formação original, com Roger (vocal e guitarra), Leôspa (bateria), Sílvio (baixo) e Edgard Scandurra (guitarra) sobrou apenas o vocalista, líder e cabeça da banda, que hoje toca no programa The Noite de Danilo Gentili junto com Mingau (baixo), Bacalhau (bateria) e Marcos Kleine (guitarra), depois de diversas mudanças em sua formação.

Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii

Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) começaram em 1984 o Engenheiros do Hawaii, a banda mais amada (e odiada) do sul do país. Depois de muitas mudanças, sobrou apenas Gessinger (que na última formação tocava com Gláucio Ayala (bateria, percussão e vocais), Fernando Aranha (guitarra) e Pedro Augusto (teclados)). Hoje em dia o vocalista se apresenta em carreira solo.

Smashing Pumpkins

Smashing Pumpkins

O megalomaníaco Billy Corgan (guitarra, teclado, piano e vocais) sempre foi o cabeça (raspada) do Smashing Pumpkins, existindo inclusive boatos de que ele teria regravado todas as partes de seus ex-colegas D’arcy Wretzky (baixo), James Iha (guitarra) no álbum “Gish”. A formação original se desmantelou no começo dos anos 2000 e Corgan foi substituindo as peças de sua banda, que hoje conta novamente com o baterista original Jimmy Chamberlin, mas até 2014 tinha Mike Byrne (bateria), Nicole Fiorentino (baixo) e Jeff Schroder (guitarra, continua até hoje) na formação.

Blink-182

Blink 182

O trio californiano contava em sua formação original com Mark Hoppus, Tom Delonge e Scott Raynor. Em 1998, Raynor foi substituído por Travis Barker, e a banda atingiu o topo das paradas de sucesso. Com a (segunda) saída de Tom Delonge da banda e a entrada oficial de Matt Skiba (Alkaline Trio), apenas Hoppus continua desde o começo.

Guns’n’Roses

Guns'n'Roses

Este é o caso clássico de megalomania do “líder” da banda. No começo, mesmo com todas as festas, drogas, bebidas e tudo o que o rock traz, Axl Rose, Izzy Stradlin, Duff McKagan, Slash e Steven Adler eram amigos e se davam bem. Porém, após o sucesso de “Appettite For Destruction”, os membros originais foram aos poucos saindo ou sendo expulsos por Rose, que mudou sua formação como quem muda de roupa. Mas o improvável acontecerá este ano: um retorno da quase formação original, com Slash e McKagan.

Misfits

Misfits

Depois de muitas formações e das traumáticas saídas dos vocalistas Glenn Danzig (em 1983), Michale Graves (2000) e mais de 10 membros, sobrou para Jerry Only o posto de único Misfit da formação original, e hoje  toca com Eric “Chupacabra” Arce (bateria) e Jerry Other (guitarra).

Os Mutantes

Os Mutantes

O trio formado pelos irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista e Rita Lee foi ganhando membros, depois perdeu Rita, depois perdeu Arnaldo, depois se desmantelou. Aí nos anos 2000 voltou com Arnaldo e Sérgio, mas sem Rita, e agora só resta Sérgio da formação original. Confuso? Enfim, hoje a banda conta também com Esmeria Bulgari (vocal e percussão), Vinicius Junqueira (baixo), Vitor Trida (vocal, guitarra e teclado), Henrique Peters (vocal, teclado, piano e órgão) e Cláudio Tchernev (bateria).

Autoramas

Autoramas

A banda de Gabriel Thomaz, ex-Little Quail and The Mad Birds, começou com Simone Dash (ex-Dash) no baixo e vocal e Nervoso na bateria. A partir daí, Bacalhau (ex-Planet Hemp) entrou na bateria, Selma Vieira entrou no lugar de Simone em 2002, sendo depois substituída por Flávia Couri… Hoje em dia a formação do recém-lançado “O Futuro Dos Autoramas” deixa o formato power trio para trás, com Gabriel no vocal e guitarra, Érika Martins no vocal e teclados, Melvin no baixo e Fred na bateria.

Queens Of The Stone Age

Queens Of The Stone Age

O QOTSA é o projeto mutante de Josh Homme, o único remanescente da formação original do grupo, originário do Kyuss. É uma pena que Nick Oliveri tenha saído, apesar de a dupla hoje em dia já ter feito as pazes.

Motörhead

Motörhead

Bom, infelizmente agora a banda não existe mais, já que Lemmy Kilmister bateu as botas, mas o Motörhead já não contava com os membros originais Larry Wallis e Lucas Fox faz bastante tempo, e nem com a formação clássica com Philty Animal Taylor e “Fast” Eddie Clarke. No último disco “Bad Magic”, lançado pouco antes de sua morte, Lemmy era acompanhado por Phil Campbell na guitarra e Mikkey Dee na bateria.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *